sábado, 19 de setembro de 2009

Foi no 20 de Setembro...

Este final de semana comemora-se o dia 20 de setembro no Rio Grande do Sul. Foi em 20 de setembro de 1835 que Bento Gonçalves e sua “patotinha” entraram em Porto Alegre e colocaram o exército imperial para fora; assim começou o mais longo conflito da história do Brasil.
Não estou aqui para falar mal de bairristas porque de certa forma também me considero uma. Tampouco quero dar aulas de história. Mas não há lugar onde não esteja tocando o hino rio-grandense durante este final de semana. Nas festas, as bandas tocam o hino em ritmo rock´n roll. Eu adoro. As pessoas gritam, batem no peito, mostram orgulho de ser gaúcho, mas mesmo assim parece que falta algo. E realmente falta.
Lembro-me da música do Engenheiros: “Na maioria silenciosa, orgulhosa de não ter vontade de gritar e nada pra dizer”.
O quê significa gritar emocionadamente uma música quando não se sabe o que ela realmente significa, quem compôs, por quê compôs, o que queriam e por quê a fizeram?
O quê estas pessoas querem berrando o hino rio-grandense quando não sabem sequer o que foi a Guerra dos Farrapos?
De todas as pessoas que vimos na festa cantando emocionadamente o hino, mais da metade não sabiam quem foi General Neto, Borges de Medeiros, Julio de Castilhos...
É isso que falta: as pessoas saberem o que estão gritando.
Provavelmente elas estão muito preocupadas em aproveitar o feriadão.

Um comentário:

  1. Eu fico feliz em estar contigo. Triste por perceber que muitas vezes eu sou essa pessoa

    ResponderExcluir